20 de agosto de 2007

Desenho pra gente grande

Um pequeno detalhe no filme “Deu a Louca na Chapeuzinho” me convenceu de vez de que esses desenhos animados dos últimos tempos são feitos pra adultos, ou melhor pra qualquer idade acima dos 5 anos.
Antigamente os filmes infantis, mesmo em DVD, já vinham dublados, nem tinha outra opção, até porque se supunha que as crianças entendiam só o português, além do clássico “gu gu dá dá”, é claro. Hoje os filmes vêm com opção de idiomas e legendas, que obviamente não são para que os fofinhos que mal saíram das fraldas exercitem seu inglês, mas sim para que os adultos vejam o “filminho” como “filmão”, ou seja, com áudio original. Pois adulto mesmo tem que ouvir o som original e correr os olhos depressa pra ler todas as letrinhas (por isso que eu gosto muito dos filmes nacionais, sem legendas...rsrsrs).
Bom, esse foi o detalhe, porque todo o resto está explícito. Uma história inteligente, com um humor inteligente, brinca com os esteriótipos da nossa imaginação ridícula sobre contos de fadas. Nesse caso a grande moral é: nem tudo que parece é! Achei esse filme semelhante a uma dinâmica de grupo (para adultos) chamada “João e Maria”. É a história de julgar o livro pela capa.
Do ponto de vista estético vou me ater em dois comentários. O primeiro é sobre as roupas da Chapeuzinho. Achei o máximo ela usar baby look, calça jeans boca de sino e uma mini saia por cima da calça. Também, seria ridículo apresentar em 2007 uma menina com cara de inocente (leia-se idiota), que é passada pra trás por um lobo mau. Pobrezinha! A outra coisa que quero registrar maneira com que os planos diferentes contavam a mesma cena de acordo com o personagem, simplesmente sensacional.
De fato, pra reparar tanto em desenho animado, só gente grande.

Nenhum comentário: