13 de novembro de 2007

família ê, família ah, família



Ely - em hebraico Meu Deus ( meu deus quanta gente, nessa foto também os agregados)

Essa foto aí foi tirada ontem na festa de primeira comunhão do meu irmão. Essa cabeçada aí é a família Ely, que mesmo de origem judaica (Ely significa meu Deus em hebraico), que foi do Egito para Europa e da Alemanha pro Brasil fugida por conta da inquisição teve que se converter ao cristianismo, a religião se tornou importante para as gerações aqui no Brasil que se entende católica.

Bom, depois da breve introdução, quero dizer como foi difícil reunir esse povo, mesmo que ainda incompleto pela falta de mais alguns. Meus avôs paternos tiveram 10 filhos, dos quais somente um deles não teve filhos. Então já dá pra imaginar que é um povo, reunir todos segundo meu primo Carlos é “quando casa ou quando morre alguém” e completou dizendo “precisamos casar mais gente”.

Há uns anos atrás, antes do vô falecer a gente se reunia bem mais. Nesse domingo juntamos os primos presentes pra relembrar coisas boas, que eu sinto muita saudade e inevitavelmente não vão mais acontecer, só sobram os momentos de intensa nostalgia. Lembramos das brincadeiras nas colônias, dos passeios de carroça, da disputa que tínhamos pelo balanço preso na árvore, da represa que construímos em família no rio que passa do outro lado da rua. Demos muita risada.

Os primos e alguns filhos dos primos

Foi massa também ver o meu pai encontrando os irmão que ainda estão vivos, ouvir toda aquela gente falando alto, rindo, bebendo e no final fazendo aquelas promessas de que vão se encontrar mais e tal e coisa, o que eu duvido muito, mas também não vem ao caso, pois o momento foi massa, e valeu a pena.

Meus tios e meu pai (de azul), só faltou o tio Hedo

2 comentários:

Girotto disse...

Ter família grande é bem divertido. Aminha ficou por aí, ao Sul, hehehe.
Abraços

Paulo Roberto Ely disse...

Olá, me chamo Pulo Roberto Ely, moro na cidade de horizontina-RS, se você tiver algum dado sobre a familia Ely poderia me passsar?
Abraço

Paulo Roberto Ely
elypaulor@gmail.com
paroel@bol.com.br